Executamos projetos de térmica para edificios novos e emissão de certificados energéticos para edificios existentes.
A aplicação dos regulamentos (RCCTE e RSECE) aos edificios existentes traduz-se na emissão do Certificado Energético e da Qualidade do Ar Interior para cada edifício ou fracção autónoma.
O CE/DCR inclui a classificação do imóvel de acordo com o seu desempenho energético, calculado com base em pressupostos nominais (condições convencionais de funcionamento).
A classificação do edifício segue uma escala de 7+2 classes (A+, A, B, B-, C, D, E, F, G), onde a classe A+ indica um edifício com o melhor desempenho energético e a classe G representa um edifício com o pior desempenho energético.
Os edifícios construídos de raiz (com pedido de licença de construção após entrada em vigor do SCE) apenas podem ter as classes compreendidas entre A+ e B-. Os edifícios já existentes, podem obter qualquer classificação, dentro dos limites da escala pré-determinada.
VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO:
- Os consumos energéticos nos edifícios, em condições nominais de utilização, são um factor de comparação credível aquando da compra ou aluguer de um imóvel, permitindo aos potenciais compradores ou arrendadores aferir a qualidade do imóvel no que respeita ao desempenho energético e à qualidade do ar interior.
- Garantia do cumprimento da legislação em vigor, que obriga à apresentação do Certificado Energético no momento de realização da escritura de compra e venda ou de contrato de Arrendamento.
COMO DECORRE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO EM EDIFICIOS EXISTENTES:
-
Marcação de vistoria ao imóvel, e envio de documentação necessária, nomeadamente de Caderneta predial Urbana actualizada, Certidão de Registo Predial actualizada e Planta do imóvel;
-
Pagamento de 50€ na vistoria ao imóvel;
-
Pagamento do restante valor, com a entrega do Certificado Energético.